Nesta sexta-feira (29/11), a Polícia Civil deflagrou a segunda fase da Operação ‘Autenticidade’, resultando na prisão de dois homens, de 43 e 49 anos, suspeitos de envolvimento em um esquema de falsificação de documentos e adulteração de veículos. As prisões ocorreram em Ipuiúna e Itajubá, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
A primeira prisão foi realizada em Ipuiúna, onde um funcionário público foi detido em casa. Em Itajubá, a segunda prisão envolvia um despachante, apontado como figura central no esquema, que utilizava falsificações para regularizar veículos adulterados.
Além das prisões, a operação incluiu buscas e apreensões em Pouso Alegre, Ipuiúna, Piranguinho (MG) e em São José dos Campos (SP). Foram confiscados um veículo, equipamentos eletrônicos e documentos de trânsito.
As investigações, iniciadas em janeiro deste ano na Delegacia de Borda da Mata, resultaram na identificação de duas motocicletas adulteradas. A apuração revelou que o despachante detido falsificava documentos e selos públicos, além de realizar reconhecimentos de firma por “autenticidade”, prática que deu nome à operação.
Na primeira fase da operação, realizada em setembro, já foram aprendidas duas motocicletas, um carro, aparelhos eletrônicos e materiais relacionados a fraudes. Até agora, a investigação culminou na apreensão de quatro motocicletas, dois automóveis, carimbos, computadores, celulares e diversos documentos.
Os suspeitos poderão responder por crimes como falsificação de documentos e selos públicos, adulteração de veículos, inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção ativa e corrupção passiva. Ambos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permaneceram à disposição da Justiça.
Informações e fotos fornecidas pela Polícia Civil