“Pracinha”ameaçada de não poder sediar mais eventos em Ipuiuna

0

A Praça Maria Cândida Franco, ou “Pracinha”, como todos a conhecem em Ipuiuna, pode ser inviável para a realização de Festas. Segundo a empresa concessionária de energia do município, a CEMIG, a proximidade dos fios de alta tensão que passam pelo local e as barracas que geralmente são instaladas para a realização dos eventos oferecem riscos de acidentes. 
No último evento que aconteceu no local, a Festa da APAE, por exemplo, fiscais da empresa já demonstraram a preocupação com o perigo de um vento, por exemplo, arremessar uma barraca até um fio de alta tensão, ou até mesmo, nos momentos de montagem e desmontagem de barracas e palcos, algo do tipo acontecer. 
Em nota, a CEMIG diz que “a atuação da empresa deu-se no sentido de notificar e orientar os organizadores quanto aos riscos de  acidentes envolvendo a montagem e desmontagem das estruturas (palcos, barracas e tendas) sob a rede elétrica. Além dos riscos de acidentes, a montagem das estruturas abaixo ou próximo da rede de energia também dificultam o acesso das equipes da Cemig nos atendimentos a emergências. A Cemig esclarece, ainda, que mantém um cronograma de inspeções e manutenções periódicas em suas redes elétricas. Nos locais onde ocorrem festas populares, essa inspeção é feita  em datas próximas do evento, e permitem identificar situações que podem expor a população a condições inseguras que podem resultar em acidentes graves e até fatalidades. Quando estas situações de risco são identificadas, é procedimento usual da empresa orientar os organizadores para que sejam tomadas as providências necessárias para mitigar os riscos observados”.
Na nota, porém, a assessoria de comunicação da empresa não comentou a orientação dos fiscais que estiveram em Ipuiuna no dia 26/10 e que repassaram aos organizadores da festa da APAE de que até fosse promovida ainda em janeiro do próximo ano uma audiência com autoridades locais e a comunidade, onde fosse discutida a urgência da transferência das festas para outro local, visando a segurança dos frequentadores.  Até o fechamento dessa edição, nós não conseguimos contato com esses fiscais, cujos contatos permanecem arquivados.
A Pracinha acabou se firmando como o abrigo dos eventos do município de Ipuiuna, principalmente, diante da inexistência de um recinto para festas na cidade que possui poucos terrenos adequados para a construção do mesmo. Todas as comemorações, desfiles e festas acontecem no local há muitos anos e existe até uma certa rejeição da comunidade em transferir os eventos para outros locais, algo que deve ser pensado a partir de agora. 
Segundo a Prefeitura de Ipuiuna, através de seu Chefe de Gabinete Celiomar Ribeiro Pitarello, “ela não recebeu nenhuma informação e ou notificação da CEMIG quanto a esta questão”. “A Prefeitura Municipal de Ipuiuna recebeu uma notificação da CEMIG na data de 26/10/2017, véspera da Festa da APAE, nos informando que as “tendas” instaladas  naquele local devem ter “no mínimo 2,5 mts de distância da média tensão”. Por tanto creio que se cumpridas estas exigências da CEMIG o local estará apto a realizar seus eventos”.
Diante disso, vamos aguardar agora os próximos eventos e se a CEMIG irá promover esta audiência ou não. O fato é que a comunidade de Ipuiuna precisa realmente pensar e se organizar para ter  um local apropriado para a realização de seus eventos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui