A prefeitura anunciou que não há testes para todos os interessados, diante do crescimento de casos no município, e optou por priorizar pacientes oncológicos, gestantes ou que fazem hemodiálise. Previsão é que mais testes cheguem até sexta-feira.
Uma nota publicada pela Prefeitura de Poços nesta tarde explica que o município não possui testes para todos os interessados em verificarem se estão ou não com Covid. Desta forma, a Secretaria de Saúde municipal determinou que os pacientes oncológicos, que estejam fazendo hemodiálise, gestantes e idosos (a partir de 60 anos) com comorbidades tenham prioridade na realização da testagem.
Segundo a nota, os testes disponíveis hoje em Poços são suficientes somente para esse grupo. O município aguarda a chegada de novos testes, que deverão chegar ainda esta semana (até sexta-feira), provenientes da Secretaria de Saúde de Minas Gerais e por aquisição própria.
“As pessoas que apresentarem sintomas leves devem ficar em isolamento domiciliar. O teste deve ser realizado entre o 5º e 6º dia em pacientes sintomáticos graves. Devido à escassez de testes em todo o Brasil, adotamos este novo critério de testagem”, explica o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
Os pacientes que não se enquadram nesse grupo, que apresentarem sintomas de síndrome gripal, serão avaliados pela equipe médica do Hospital de Campanha e de acordo com a conduta médica será realizado o teste ou não
A nota ainda diz que o município já havia realizado a compra de novos testes, entretanto, por problemas de logística e fornecimento de materiais, a empresa não conseguiu entregar no tempo previsto que era o desta terça-feira, 11/01.
O município de Poços de Caldas registrou 374 novos casos de Covid em três dias, neste último final de semana.