A Prefeitura de Ipuiuna está instalando hoje (03/03) gradis nas praças públicas do município. Isso para evitar a aglomeração nesses locais, como mais uma tentativa de conter a disseminação do coronavírus no município que cresceu muito nos últimos dias.
Até 23 de fevereiro, haviam 319 casos de Covi-19 no município, uma média de 29 casos por mês, considerando o início da pandemia em março de 2020. De sexta-feira (26/02) pra cá, a secretaria de Saúde de Ipuiuna vem registrando, diariamente, ao menos 10 casos positivos, todos os dias o que gerou a soma de 366 casos confirmados até a data de ontem, 02/03. Ou seja, 47 casos de Covid em 4 dias. (O boletim de hoje ainda não foi divulgado).
Há, no mínimo, 63 casos de coronavírus ativos na cidade atualmente. E a maior parte desses casos registrados entre jovens e adultos jovens.
Refletindo essa preocupação das autoridades de saúde em conter a doença na cidade, o prefeito Elder Oliva disse a nossa reportagem que “autorizou o fechamento das praças Maria Cândida Franco e da José Francisco Lopes como uma das formas menos invasivas de fazer valer a recomendação de se evitar as aglomerações, uma vez que esses locais são, frequentemente, palcos de reuniões de pessoas, mesmo com as recomendações para não aglomerar-se. E que pede, encarecidamente, aos moradores, que respeitem as medidas adotadas no novo decreto (nº 11 de 01 de março de 2021) como o uso da máscara, de álcool gel e também, o fechamento de comércios às 20h e a não circulação pelas ruas da cidade até as 5h”, declarou o prefeito.
Se não houver uma diminuição nestes casos pelos próximos 14 dias, outras medidas, mais severas, segundo o prefeito, terão que ser tomadas.
A iniciativa de se retomar as aulas presenciais em Ipuiuna, pelo sistema híbrido, prevista para 08/03, na rede particular, e na municipal, na semana seguinte, também foi adiada por tempo indeterminado.