Representantes do poder público e da iniciativa privada ligados ao turismo se encontraram no último dia 13 de junho para uma reunião no salão da Prefeitura de Congonhal. O objetivo era identificar potencialidades e fragilidades do sistema de turismo municipal, através de um debate iniciado com a explanação bem objetiva e com profundo conhecimento de causa, por parte do presidente do Circuito Serras Verdes, e vice-presidente da FECITUR ( Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais) Mário Batista da Silva Filho, ou Marinho, como é mais conhecido. Ele foi convidado pela Presidente do Conselho Municipal do Turismo Izabel de Lima Taets, e atual Diretora do Departamento de Turismo de Congonhal, e falou sobre a necessidade da atuação do poder público mas, principalmente, da iniciativa privada para a promoção do turismo. “A demanda (pela infraestrutura turística) tem que partir da iniciativa privada para depois impulsionar o poder público”, afirmou.
Marinho recomendou ainda a necessidade da modernização e da qualificação profissional da cadeia produtiva ligada ao turismo, além de enaltecer a atuação firme e rápida da Câmara de Vereadores local que votou agilmente a nova lei que regulamenta a política publica de turismo no município, garantindo a inclusão da documentação do município de Congonhal no governo federal para voltar a fazer parte do mapa turístico federal que é, segundo ele, a certidão de nascimento dos municípios que pretendem ser turísticos. Ele garantiu que dos mais de 500 municípios excluídos deste mapa no ano passado, poucos conseguiram se adequar, por falta de documentação, e Congonhal está entre os que conseguiram.
Participaram da reunião, além dos gestores de turismo, o Prefeito de Congonhal Rubens Vilela dos Santos Junior, vereadores, a Secretária de Educação Angela Maria Silva e da Cultura Elaine Oliveira, além de representantes do transporte turístico, pesqueiros, restaurantes, pousadas, dentre outros.
O turismo de Congonhal em números
Segundo Marinho, a estimativa do IBGE é que estivessem 482 pessoas atualmente em Congonhal empregadas direta ou indiretamente através do turismo. Em 2013 essa previsão era de 167 pessoas, segundo dados do Ministério do Turismo.