No sábado, 09/04, um grupo de professores do município de Congonhal se reuniu para reivindicar o aumento de 33% em seus salários. Para isso, eles montaram uma comissão de representantes que deve representar a categoria e tentar acordo com o prefeito que objetive o reajuste em seus vencimentos no mesmo patamar do que foi autorizado pelo governo federal ao piso nacional dos professores, em 04/02 deste ano.
O executivo de Congonhal propôs reajuste de pouco mais de 11%, através de projeto de lei que será votado na Câmara nesta terça-feira, 12/04, para todos os servidores do município, incluindo os da educação.
Segundo representantes da categoria dos professores, “caso não haja um acordo, ficou definida durante a reunião uma paralisação, a partir do dia 18/04, que se iniciará com ato público promovido na praça Comendador Ferreira de Matos, a partir das 10h”.
A administração municipal foi comunicada nesta segunda-feira, através de ofício, das decisões que o grupo tomou na reunião que aconteceu no sábado, na Câmara municipal.
O prefeito Moisés Ferreira Vaz disse através de nota que está aberto ao diálogo mas, que aguardará o resultado da votação do projeto de lei que será apreciado nesta terça para, a partir daí, decidir a situação.
Ainda de acordo com o grupo de professores, caso ainda não seja feito um acordo entre as partes, será convocada nova assembleia.