Psicóloga dá dicas de como se manter saudável em épocas de isolamento social

0
Temos que manter a fé que isso é passageiro, quando conseguimos manter estes pensamentos, tudo fica mais leve, gera menos angústia.

Perguntamos à Psicóloga Cláudia Ferreira dos Santos como se manter saudável em épocas de isolamento social, quando tudo parece ter um novo sentido, ou forçar novos hábitos. 
Confira no artigo a seguir, as explicações e dicas da especialista no comportamento humano, e veja como aproveitar as dicas para manter o corpo e a mente saudáveis diante de tantas restrições:

Psicóloga Cláudia Ferreira dos Santos – CRP 06/98290

 

Como sobreviver emocionalmente no caos da COVID 19?

Está é uma pergunta que todos vem se fazendo, gerando mais questionamentos, como lidar com o isolamento social que é tão necessário para combate-la, deixar de cumprimentar as pessoas do nosso jeito tão brasileiro de ser, beijos, abraços e apertos de mão, não são mais permitidos, fora a higienização constante, os lavar as mãos, trocar de roupas direto, etc.

Tudo isso, gera um conflito e um desconforto emocional muito grande.

Não fomos educados para vivermos isolados, ao contrário, são raras as pessoas que não gostam de festas, boas conversas com a vizinhança, as saídas rápidas durante o dia, seja ao supermercado, a praça, etc. Hoje, infelizmente não podemos manter estes hábitos.

Então, o que fazer? Procurem cultivar o otimismo e a alegria, isso ajuda muito em momentos de crise, ao qual estamos passando. Temos que manter a fé que isso é passageiro, quando conseguimos manter estes pensamentos, tudo fica mais leve, gera menos angústia.

Procure fazer exercícios físicos em casa, um simples caminhar pode gerar grandes benefícios para a saúde física e mental.

Busque a meditação, encontre uma que você se identifique! Hoje temos a internet que pode nós auxiliar nesta busca, e uma dica, façam com a sua família, é um momento de reunir os que estão na mesma casa, fazendo algo que ajude a todos.

Use a internet, o telefone/celular ao seu favor, através deles podemos nos comunicar com o mundo.

É importante ler e assistir aos noticiários, mas quando perceber que está ficando muito angustiado com todas estas informações sobre o COVID, tente higienizar a mente, assistindo outros programas, lendo livros com assuntos mais leves, etc.

Procure fazer aquelas atividades que você nunca tem tempo no dia-a-dia, hoje é possível.

Finalizando, seja empático com o outro. Cada um de nós é único, sofremos e pensamos diferente das outras pessoas, o importante aqui, é se respeitar e se colocar no lugar do outro. A empatia faz toda a diferença em um momento tão conturbado, onde diversas opiniões se divergem.

E procure dar leveza para este problema enorme que todos nós estamos passando para realmente não adoecermos, o que pode ocasionar uma depressão ou mesmo outros transtornos mentais como o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), etc.

Precisando de ajuda, procurem o médico psiquiatra ou psicólogo.

Se cuidem!!!

 

Psicóloga Cláudia Ferreira dos Santos – CRP 06/98290

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui