As secretarias da Agricultura e Meio Ambiente trabalharam juntas na última quarta-feira, 19/03, para reverenciar a importância das árvores e das águas. Num dia em que a fé cristã lembra a importância de São José, homem trabalhador e carpinteiro, a data também foi de trabalho mas simbolicamente, de esperança, uma vez que as mudas representam a fé no futuro com mais qualidade de vida pra toda a sociedade.
As representantes das secretarias, Leda Maria e Marcela de Oliveira, foram até as localidades de plantio junto com o representante da Emater, Engenheiro Denilson Basso, e o colaborador da prefeitura, Armando. Uma delas, um sítio localizado no bairro Varginha da Mata, cujo proprietário, Sr. Paulo, autorizou o plantio de 1 Pau-Brasil, 1 Cedro e 2 Ipês. Todas as mudas doadas pela empresa Mineração Café. Já outros 2 Ipês, uma árvore Samambaia e um Pau-Brasil foram plantadas à beira de uma grande represa, localizada numa fazenda que fica no Muro, também na área rural do município. No total, essas 8 espécies representam o passivo pela retirada da árvore que ficava em frente ao posto de Saúde. Esta foi extraída do local de origem, no mês passado, tendo em vista os riscos que oferecia para os usuários da unidade de saúde, pedestres, motoristas e para a estrutura do postinho.
A escolha da localidade com água se deu em razão da comemoração, no sábado, dia 22/03, do dia Mundial da água. Um momento para reflexão da importância da preservação das nascentes, algo que é possível com o plantio e conservação das árvores que cumprem papel fundamental nesta cadeia produtiva das águas.