No início deste ano, logo no dia 06 de janeiro, as autoridades de Congonhal receberam com grande alegria a notícia de que um grupo formado por 5 fabricantes de banheiras e spas, e no mínimo, uma metalúrgica se instalarão no município. Pelo menos 100 novas oportunidades de emprego serão criadas na cidade, o que gerou grande otimismo na comunidade local.
Para o prefeito Rubens Vilela dos Santos Junior, “a vinda dessas empresas para o município traz inúmeros benefícios. Na área social, na geração de empregos e renda para Congonhal. Será um grande avanço para nossa cidade e o atendimento a uma das maiores demandas da nossa população”, garante Junior.
“Esses empresários compraram sedes próprias no município de Congonhal, e assim como outras empresas que já atuam no município, são, e serão, muito importantes para a geração de emprego e renda. Acredito que Congonhal vai entrar numa rota de crescimento, pelos próximos anos, tudo em torno da BR 459 que nos permite uma logística muito boa. Congonhal está próxima de Pouso Alegre e com vias de acesso rápido a qualquer parte do Brasil. Então, isso é muito bom”, declara o Presidente da Câmara de Congonhal, vereador Moisés Ferreira Vaz.
De acordo com os sócios José Raimundo Pereira e Marcelo Francisco da Silva, responsáveis por um conglomerado de 5 empresas que fabricam banheiras, spas e ofurôs, o que atraiu este grupo para Congonhal foi a oferta de mão de obra, entre outros motivos. “Por conta da mão de obra especializada, crescimento do município e localização, visto que atuamos em Pouso Alegre desde 2002, foram alguns dos motivos que nos fizeram optar pela cidade”, dizem. Eles garantem que devem gerar de 30 a 50 empregos e devem iniciar suas atividades em Congonhal já no final do mês de fevereiro deste ano.
Outra empresa que já inicia sua fase pré-operacional no município é a Sirius Metais, empresa com capital 100% brasileiro e unidades em São Bernardo do Campo/SP, Diadema/SP e Cambuí/MG. É uma metalúrgica que atua no segmento da construção civil fabricando principalmente perfis em aço, telhas metálicas, painéis metálicos, calhas e eletrocalhas. Fornece seus produtos, principalmente, para o Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, com representantes em quase todos os estados dessas regiões. A previsão para início das operações é para final deste ano, e início de 2021 deve entrar em operação sua nova unidade em Congonhal.
Segundo o consultor administrativo da empresa Arnaldo Lucas Sacramento, “na fase pré-operacional haverá geração de, mais ou menos, 10 empregos diretos e quando tiver na fase operacional, com a transferência da unidade de São Paulo para cá, deverá ser em torno de 40 a 50 empregos diretos”, afirma.