Sul de Minas deve permanecer na onda roxa por, pelo menos, mais uma semana

0
Foto do Governo de Minas mostra a distribuição dos municípios mineiros nas ondas, de acordo com o programa Minas Consciente.

Essa foi a decisão do Comitê Covid estadual que também decretou o fim do toque de recolher, mas restringiu retiradas em balcão

 

A região do sul de Minas deve permanecer por, pelo menos, mais uma semana, na onda roxa. Junto com ela, todas as demais macrorregionais do estado, (Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, e Vale do Aço) além da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva e Taiobeiras que devem avançar para a onda vermelha do plano Minas Consciente, a partir da próxima segunda-feira, 12/04.

As medidas foram anunciadas na tarde dessa quarta-feira, 07/04, depois da reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Covid.

Ainda durante o encontro virtual, o Comitê – que conta com integrantes da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, da Associação Mineira dos Municípios e da Defensoria, entre outros órgãos – optou por alterar a norma que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h e proíbe reuniões familiares durante a onda roxa do plano Minas Consciente, decretando o fim das duas medidas.

A suspensão atende a um acordo judicial feito pelo Governo de Minas na última segunda-feira (5/4), após o deputado estadual Bruno Engler questionar a constitucionalidade das medidas. Apesar do fim da proibição, o governador Romeu Zema reitera que o Estado desaconselha qualquer tipo de aglomeração ou trânsito desnecessário durante a pandemia. “Essas medidas não serão mais obrigatórias, mas é essencial que todos façam a sua parte para conseguirmos reduzir a propagação do vírus Precisamos que a população mantenha todos os cuidados, use máscara e evite aglomerações para conseguirmos sair disso o mais rápido possível”, destacou.

Governo mineiro prevê a redução de casos de Covid baseada em etapas que vão desde o aumento da taxa de isolamento até a redução de óbitos.

Hoje já pode ser visto um movimento tímido, e interno, em estabelecimentos comerciais da região que estão fechados. Comerciantes trabalhavam na limpeza, e reposição de estoques, aguardando, possivelmente, a liberação das atividades para a próxima segunda-feira, dia 12/04. Agora, é aguardar pra ver se as decisões municipais serão de acatar, por mais uma semana, as restrições, ou se os poderes municipais se oporão a essa medida.

 

Resultados

O governador ressaltou que os números já apontam para o resultado positivo das medidas mais restritivas impostas pela onda roxa e que o esforço da população terá reflexo na queda no número de óbitos.

“Temos observado resultado positivo nos números das regiões que entraram na onda roxa há mais tempo, o que permite deduzir que as demais regiões, em breve, também terão queda no número de casos. Essa queda, em um segundo momento, se refletirá na diminuição no número de internações e, em um terceiro momento, levará à queda no número de óbitos”, explicou.

Imagem mostra o que prevê cada onda, com relação à distanciamento, e ainda, possibilidade de reuniões entre pessoas. (Créditos: Governo de Minas)

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui